Em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19) no Brasil, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão com o atendimento ao público suspenso. Isso inclui a realização de perícia médica. A orientação é que os segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico pelo Meu INSS, disponível como aplicativo para celular ou na internet (gov.br/meuinss). A medida tem por objetivo assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos.
Após o upload do atestado, o documento será recepcionado pela perícia médica, que fará as devidas verificações. A medida acelerará o processo de análise e evitará que milhares de pessoas se desloquem para uma agência, já que todo o processo se tornará virtual. Vale destacar que, para quem já fez o requerimento, basta enviar o atestado pelo Meu INSS.
Os agendamentos também estão suspensos, inclusive os de reabilitação profissional e serviço social, devendo ser reagendados apenas quando do restabelecimento do atendimento presencial nas unidades do INSS. Está garantida, no entanto, a observância da data de entrada do requerimento.
Outra medida que visa à segurança dos segurados é suspender a necessidade de cadastro no CadÚnico para receber o BPC.
Além de garantir a saúde dos segurados, que não precisarão mais ir às agências, o INSS pretende agilizar a análise dos requerimentos, uma vez que servidores que foram retirados do atendimento ao público serão realocados para a análise de requerimentos. O Instituto espera que, nos próximos dias, grande parte dos servidores já esteja trabalhando na análise, de forma remota. Nesse regime de teletrabalho, cabe destacar, há metas de desempenho a serem cumpridas, o que garantirá ao segurado maior agilidade na análise dos requerimentos.
Segurança - É importante destacar que os segurados não precisam sair de casa, em especial os idosos, evitando, assim, a exposição ao risco de contágio. É possível acessar os serviços pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular. Outras informações no Portal www.inss.gov.br ou na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.