Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm relatado o recebimento de ligações de pessoas que se passam por atendentes da Central 135, o canal telefônico oficial do Instituto. Nessas ligações, são solicitados os dados pessoais ou número do benefício. Caso isso aconteça, o INSS orienta a não confirmar esses dados e a entrar em contato com a Central 135.
Essa orientação é muito importante, visto que o INSS começou, no último dia 15, a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135 ou SMS (mensagens de texto no celular). Através desse serviço, o segurado é informado sobre a pendência no requerimento e sobre a necessidade do envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
É preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Toda documentação solicitada, para cumprimento da exigência, deve ser enviada exclusivamente pelo Meu INSS.
Também é importante destacar que só é solicitado o envio de documentação complementar, para cumprimento de exigência, aos segurados que já entraram com algum pedido de benefício no INSS, como auxílio-doença, aposentadoria ou pensão por morte, por exemplo. A exigência somente é solicitada pelo INSS, quando, ao analisar um benefício ou serviço, identifica a necessidade de documentos complementares para a conclusão da análise.
Canais remotos - A Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. O melhor horário para se ligar é após às 18h e aos sábados. O Meu INSS pode ser acessado através do endereço gov.br/meuinss ou através de aplicativo para celular. Em caso de dúvidas de como utilizar o Meu INSS, acesse:
https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ O INSS lembra ainda que todas as suas agências encontram-se fechadas, com retorno gradual do atendimento presencial previsto para ocorrer a partir de 3 de agosto. Antes de se dirigir a uma unidade, confirme se o atendimento presencial retornou: ligue na Central 135 ou visite o Portal
www.inss.gov.br.