INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefício por falta da prova de vida
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 ano não terão seus benefícios bloqueados. A medida, em função da pandemia de Covid-19, vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a
Portaria 1.266, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.
Quando devo fazer a prova de vida?
A fé de vida deve ser cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.
Como fazer?
Basta ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Canais remotos – Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. O melhor horário para se ligar é após às 18h e aos sábados. Outro canal disponível é o Meu INSS, que pode ser acessado através do endereço
gov.br/meuinss ou de aplicativo para celular.