Com o objetivo de personalizar a experiência dos usuários, o Meu INSS passou a oferecer uma tela principal diferenciada para cada tipo de beneficiário. O segurado que já possui um benefício do INSS ativo poderá ver em destaque, logo na primeira página, informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento. Os serviços em destaque também serão personalizados, mostrando aqueles mais buscados por quem já tem benefício, como Carta de Concessão e Extrato de Pagamento.
Já o usuário que ainda não tem benefício do INSS verá uma tela diferente, com acesso direto ao simulador de aposentadoria, além dos serviços mais buscados pela população em geral. É importante destacar que os serviços disponíveis para todos os usuários continuam os mesmos.
Outra novidade é a possibilidade das pessoas que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida poderem realizar a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS. Mas atenção: para ter acesso a esse serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Detran.
Ao realizar a prova de vida pelo aplicativo do Meu INSS, o segurado reativa seu benefício sem precisar sair de casa. Isso evita a necessidade de se ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber os pagamentos.
Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar a prova de vida por biometria. O objetivo é esclarecer o usuário sobre o que ele deve fazer para conseguir realizar a prova de vida.
O Meu INSS está disponível como site e aplicativo para celular.
Em caso de dúvida, o usuário pode ligar na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, ou ainda utilizar a “Helô”, a assistente virtual do Meu INSS.
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