Uma das vantagens do Meu INSS é a possibilidade de se obter documentos, de forma totalmente virtual, como o Extrato de Contribuições, também conhecido como Extrato Previdenciário ou Extrato CNIS. Por meio desse documento, o cidadão tem acesso às informações de suas contribuições previdenciárias, como nome do empregador, período trabalhado e a remuneração recebida. Essas informações também estão disponíveis para os segurados facultativos e contribuintes individuais, que fazem recolhimento pela Guia da Previdência Social (GPS).
A solicitação do Extrato de Contribuições (CNIS) é feita pela plataforma do Meu INSS, acessada pelo site gov.br/meuinss ou por aplicativo para celular. Após efetuar o acesso, com a senha cadastrada previamente, o usuário irá encontrar o extrato na página inicial, na seção “Para Você”. Outra opção é clicar no campo “Do que você precisa?” e escrever “extrato de contribuições”. As informações são disponibilizadas na hora e podem ser consultadas na tela do computador ou celular. Quem desejar pode baixar o documento em formato PDF, numa versão resumida, que apresenta somente os vínculos, ou uma versão completa, que contém além das informações de vínculos, também as informações de remunerações.
É importante que o trabalhador acompanhe seu histórico de contribuições, seja como empregado, no recolhimento feito diretamente pelo empregador, ou nos casos de contribuinte individual (autônomo). E no momento de requerer sua aposentadoria, caso verifique que há vínculos/contribuições realizadas e que não constam do CNIS, o segurado pode anexar a documentação que comprove essas contribuições, para que integrem o cálculo da aposentadoria.
Lembrando que os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil também podem consultar o seu extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet – o home banking, através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa.
O que é o CNIS? - O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um banco de dados do Governo Federal, que armazena informações trabalhistas e previdenciárias. O cadastro no CNIS ocorre geralmente quando a pessoa é admitida no primeiro emprego ou quando inicia as suas contribuições por conta própria.
Em caso de dúvidas sobre este e outros serviços, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (os melhores horários para ligar é após às 18h e aos sábados).
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024