PUBLICIDADE

Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Confira como está funcionando a prova de vida do INSS
05/05/2022
 
PUBLICIDADE
Uma das mudanças mais importantes para os beneficiários do INSS, em 2022, se refere ao procedimento de prova de vida. Agora, quem recebe benefício do Instituto não tem mais a obrigação de fazer a comprovação presencial na rede bancária.

A mudança não significa que a prova de vida acabou e sim que ocorreu uma alteração na maneira dela ser realizada. A partir de agora, o INSS vai cruzar informações de várias bases de dados, como as dos governos federal, municipal e estadual. Serão considerados dados como votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde; ou renovação de documentos como RG, carteira de motorista ou passaporte.

Se identificar algum registro nos 10 meses posteriores ao aniversário do segurado, o INSS considerará o beneficiário vivo. Já nos casos em que não conseguir informações que comprovem que o cidadão está vivo, nesse período de 10 meses, o INSS irá convocar o segurado para fazer o procedimento, de preferência por um dos meios eletrônicos. O Instituto poderá ainda designar um servidor ou um parceiro para fazer a comprovação.

É importante esclarecer que a prova de vida continua e é fundamental para evitar fraudes e pagamento de benefícios indevidos. O que mudou é que o procedimento passou a ser de responsabilidade do INSS. É também necessário destacar que a prova de vida na rede bancária ainda pode ser realizada, mas agora como uma ação voluntária do beneficiário. Também continua disponível, no aplicativo do MEU INSS, a comprovação para os beneficiários com biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas formas de comprovação de vida continuam válidas e serão consideradas pelo INSS.

Suspensão - O calendário previsto para a realização de prova de vida de quem não conseguiu realizar o procedimento em 2019 e 2020 se encontra suspenso. Até 31 de dezembro de 2022, não haverá bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22 horas. Ou acesse na internet: www.gov.br/inss.

 

PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
15/04/2024
14/04/2024
11/01/2024
31/10/2023
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting