Os beneficiários do INSS, que precisam declarar à Receita Federal, podem obter o extrato de rendimentos de forma rápida, através do Meu INSS. O Extrato de Imposto de Renda traz os rendimentos pagos anualmente pelo INSS, assim como os valores retidos, e é necessário no momento do preenchimento da declaração.
Deve declarar o Imposto de Renda, dentre outros critérios, quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 30.639,90, em 2023. Estão isentos do imposto 15,8 milhões de brasileiros que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.824). Isso vale para empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas.
É importante reforçar que o segurado não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet. Basta acessar o Meu INSS, disponível como site no endereço
gov.br/meuinss ou como aplicativo para celular. Após fazer o login, com uso de senha, procure a opção Extrato de Imposto de Renda na página inicial, na área “Outros Serviços”.
Também pode ser encontrado na barra “Do que você precisa?”, ao digitar “Extrato para Imposto de Renda”. Em seguida, aparecerão o ano calendário (para 2024, o ano calendário é 2023) e os dados relativos ao benefício pago pelo INSS. Clique em cima das informações do segurado e a próxima tela já trará os dados relativos ao extrato. No final da página, irá aparecer a opção para baixar o documento em formato PDF, que pode ser impresso, caso seja necessário.
Agências
Além do Meu INSS, o Extrato de Imposto de Renda pode ser retirado em uma unidade do INSS. Para isso, é importante agendar o serviço “Extrato para Imposto de Renda”, através do Meu INSS, clicando em “Novo Requerimento” e digitando a palavra “extrato” no campo de pesquisa. Em seguida, selecione o serviço desejado. Esse agendamento também pode ser feito através da Central 135.
Quando se tratar de solicitação de Extrato de segurado falecido, o requerente deve agendar o serviço “Atendimento Específico” e comparecer à agência do INSS escolhida. Na data agendada, é preciso apresentar a documentação que comprove o vínculo de parentesco e a certidão de óbito do segurado.
É importante ressaltar que, em 2024, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai até 31 de maio.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou utilize o chat da atendente virtual Helô, disponível no canto inferior direito do Meu INSS.